Conheça as cidades brasileiras que respiram história africana

Neste domingo (20), comemora-se o Dia da Consciência Negra. A influência da cultura africana no Brasil pode ser observada em diversos pontos turísticos do País. As informações são do Portal Brasil.

Em estados como Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, visitantes podem experimentar roteiros histórico-culturais que resgatam ritmos, crenças e costumes de origem africana.

Confira alguns destes locais:

União dos Palmares (AL)

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, abrigou o maior quilombo brasileiro, liderado por Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à escravidão. O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade livre, formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas, que chegou a ter uma população local de 30 mil pessoas, agrupadas em 11 povoados.

Atualmente, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é um atrativo turístico. O local recria o ambiente da antiga República dos Palmares e berço da resistência negra.

Desde 1986, o Quilombo dos Palmares foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. Além do quilombo, o Iphan tem sob sua proteção oito terreiros de candomblé, contribuindo para o fortalecimento e resgate das manifestações culturais do povo negro no Brasil.

Já a capoeira está entre as manifestações culturais brasileiras reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Rio de Janeiro (RJ)

Pelo Cais do Valongo, principal porta de entrada de escravos das Américas, situado no Rio de Janeiro, entraram aproximadamente um milhão de negros escravizados, nos mais de três séculos de duração do regime escravagista.

O Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana no Rio de Janeiro inclui seis atrativos nos bairros de Santo Cristo, Saúde e Gamboa. Além das ruínas do Valongo, a nova zona portuária carioca, batizada de Porto Maravilha, inclui, ainda, entre outros atrativos, o Boulevard Olímpico, museus e o Oceanário AquaRio. Os roteiros também incluem aulas de percussão, capoeira e samba.

Salvador (BA)

A capital da Bahia (foto) é a cidade com maior população negra fora da África. Cerca de 80% da população é de origem afro-descendente. O Museu Afro Brasileiro, localizado no Pelourinho, mostra a história da colonização e imigração africana. O bairro é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e guarda vestígios da época em que a cidade foi a 1ª capital da colônia.

A culinária baiana é a mais conhecida do Brasil. Os pratos de origem africana têm tempero forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre e pimenta, entre eles, acarajé, abará, caruru e vatapá.

O turismo é uma das principais atividades econômicas da Bahia, onde o visitante tem a possibilidade de vivenciar a cultura de raiz negra nas mais belas manifestações e no cotidiano da vida local.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share