O combate a um incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina foi reforçado ontem (15) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O fogo atinge a parte sul da Unidade de Conservação, conhecida como Chapadinha, e teve origem externa ao Parque na última sexta-feira (12). Dois mil hectares já foram consumidos pelo incêndio, cuja frente de fogo é a região entre Ibiquara, Itaipé e Andaraí.
De acordo com assessoria do Parque Nacional, cerca de 100 brigadistas atuam no local entre contratados e voluntários. Todo o efetivo de 42 profissionais do ICMBio está envolvido no combate. Outros cerca de 20 brigadistas do IBAMA PrevFogo também estão no trabalham no parque para apagar o fogo.
Ainda segundo a assessoria do parque, o sobrevoo de monitoramento realizado hoje (16) aponta que a chuva que atingiu a região ontem (15) ajudou a debelar parte do fogo.
Na região de Lençóis, no Centro-sul baiano, o fogo já está controlado, como aponta Vanessa Almeida, que faz parte da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis. De acordo com ela, o incêndio na região, que chegou a atingir áreas de vegetação próximas da estrada, foi amenizado após a chuva na região.
Metro 1