“Buzú é buzívis”: Rui Costa aprende gírias baianas com turma do 10ocupados

reprodução/ instagram

Dois integrantes do grupo Os 10ocupados visitaram o programa do governador. Logo no início da participação o Rui, que estava vestido formalmente, precisou se adaptar para receber a dupla: um boné e uma corrente o deixaram no mesmo clima dos humoristas.

A dupla ensinou algumas gírias baianas ao governador, que aprendeu os significados e usos das gírias: a batedeira, tá batendo, é sim de verdade, tá têga na manteiga, cheio de ódio, cero e badalado.

Em determinado momento, um dos integrantes percebeu que algumas frutas que ele havia visto antes de entrar ao vivo com o governador não estavam mais a vista: “Eu vi uns cajus aqui, você escondeu?”. Inocentemente, Rui corrigiu: – “Umbu”
– Ei, como é o nome da fruta?
– Umbu, repetiu o governador.
Na hora ele foi repreendido pelos humoristas, que o ensinaram a terminação ‘ívis’: “Tudo que termina com u, é ‘ívis’. Buzu é buzivis. Cajú é cajívis. Outro dia eu estava no metrô e entendi que a mulher [locutora] era baiana quando ela disse: Próxima parada estação ‘pituaçívis’. Eu falei: é baiana!”, comentou.

No programa, o governador anunciou a abertura de 19.373 vagas para 57 cursos técnicos de nível médio, da Educação Profissional e Tecnológica. “Em um ano, aumentamos de 80 mil para 120 mil o número de vagas na educação profissionalizante. Nossa meta agora é ampliar a educação integral para que os alunos possam, em um turno, aprender disciplinas como matemática, português e química, e no outro turno participar de atividades de esportes, artes e ter uma formação profissionalizante. Com essa formação, eles já podem sair do ensino médio preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, comentou Rui.

VARELA NOTICIAS

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share