Anticoncepcionais podem aumentar risco de câncer de mama

Foto: iStock / Getty Images

Em meio ao debate sobre as consequências do uso de anticoncepcionais, um estudo feito por especialistas dinamarqueses revelou que a medicação pode afetar a saúde da mulher, sendo indicado como causa de depressão, sobrepeso e aumento do risco do câncer. De acordo com a pesquisa, os métodos contraceptivos baseados em hormônios apresentarm risco 20% maior de causar câncer de mama. Ao contrário do que pensavam os especialisatas, o uso do medicamento com menos estrogênio diminui o risco.

O levantamento foi realizado durante quase 11 anos e publicado no “The New England Journal of Medicine”. A pesquisa avaliou 1,8 milhão de muheres na Dinamarca, e acompanhadas pacientes entre 15 e 49 anos, que não tinham câncer, coágulo nas veias ou se submetido a qualquer tratamento para infertilidade.

De acordo com o site Catraca Livre, os resultados mostram que, quanto mais tempo os produtos forem usados, maior será o risco. O risco foi 9% maior com menos de um ano de uso e 38% maior com mais de 10 anos de uso. O aumento de 20% no risco de câncer de mama variou entre as idades das mulheres avaliadas e também quanto ao tempo que elas utilizaram anticoncepcionais baseados em hormônios, o que incluia não somente as pílulas, como também adesivos, anéis vaginais, implantes e injeções.

FONTE: Catraca Livre

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share