O território do Vale do Jiquiriçá mantém média diária de casos de Covid, atualmente com 21.466 confirmados desde o início da pandemia, com 700 casos ativos distribuídos entre os 20 municípios.
As cidades que lideram em número de casos são Jaguaquara, 5.271 confirmados. Destes, 93 estão ativos e o número de mortes no Município é de 55.
Maracás, a cerca de 50 KM de Jaguaquara, supera em número de casos ativos e de óbitos provocados pela doença, 63 até esta sexta-feira (28), conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O número de ativos é de 104, com 2.880 casos confirmados. Ainda de acordo com a Secretaria, 7.769 pessoas foram vacinadas até o momento com a 1º e 2ª doses da vacina.
Em 2020, o vírus chegou a provocar a morte de uma jovem de 27 anos na cidade, a única que conta com uma UTI Móvel disponível para o transporte de pacientes, mas assim como as outras da região já começam a enfrentar dificuldades, novamente, para encontrar vagas em UTIs e encaminhar pessoas com Covid para os centros de contingenciamento, a exemplo de Jequié, que nesta sexta registra 97% de ocupação.
As restrições nas cidades do Vale não estão duras como antes, com a maioria das prefeituras seguindo apenas a recomendação do Estado para a restrição da circulação de pessoas no período noturno, sem a rigorosa fiscalização que marcou o ano anterior o início do atual.
Blog Marcos Frahm