Pronto-socorro e leitos de retaguarda para atendimento de pacientes com COVID-19 serão montados pela Secretaria Municipal de Saúde de Valença
Representantes da Santa Casa de Valença participaram ontem de uma reunião virtual com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. O objetivo foi dar continuidade a elaboração de estratégias para o combate ao avanço do coronavírus no Baixo Sul do estado. Ficou definido no encontro que a Secretaria Municipal de Saúde de Valença vai realizar a montagem de um pronto-socorro com 10 leitos de retaguarda para pacientes com COVID-19 e Síndrome Respiratória aguda. O Pronto-socorro vai funcionar na Unidade Básica de Saúde chamada Centrinho, que funciona em frente a Santa Casa de Valença.
Enquanto esta unidade de retaguarda não entra em funcionamento, a Santa Casa de Valença reservará uma sala no Pronto Atendimento (Emergência) para estabilização daqueles pacientes com síndrome gripal que venham a desenvolver disfunção respiratória, enquanto aguardam transferência para Hospitais de referência, através da Central de Regulação do Estado. A fim de fomentar a iniciativa da Secretaria de Saúde de Valença, a Santa Casa emprestará 10 camas hospitalares para serem utilizadas na unidade de retaguarda.
As internações de casos suspeitos da COVID-19 não vão acontecer na Santa Casa de Valença, e sim na unidade Centrinho. A decisão visa unir os esforços no combate à disseminação do coronavírus na região. A Santa Casa de Valença continuará a prestar atendimentos já reconhecidos pela população, como emergências, obstetrícia, pediatria e clínica geral, evitando o risco de contaminação intra hospitalar de pacientes que necessitem de outros serviços.
Fonte: ASCOM/Toca Comunicação