Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubaíra fala sobre drama da população rural

Foto:Reprodução/Facebook

Em entrevista concedida a nossa equipe, na tarde desta segunda feira dia 14 de outubro, o Ex-Vereador e atual presidente do Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais, Prof. Eliomar conceituou como “DRAMA”, a atual situação da população rural de seu município.

Vale Mais Notícias: PROFESSOR NA CONDIÇÃO DE COORDENADOR DO SINDICATO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE UBAÍRA, QUAL SUA AVALIAÇÃO SOBRE OS IMPACTOS DA REFORMA DA PREVIDENCIA PARA ESTE SEGMENTO?

 ELIOMAR. É extremamente preocupante. Ainda não está claro o que de fato nossos governantes pensam sobre a população rural. Embora os trabalhadores rurais tenham ficado fora da reforma da previdência, as mudanças operadas na medida provisória 871 de janeiro deste ano que fora convertida em lei trouxe grandes alterações nos mecanismos de avaliação da condição de segurado especial rural e a consequência disso não podemos avaliar onde pode chegar.

Vale Mais Notícias: ATUALMENTE QUAIS SÃO OS REQUISISTOS PARA O TRABALHADOR RURAL OBTER SEU BENEFICIO PREVIDENCIÁRIO?

 ELIOMAR: Continua a mesma idade para a aposentadorias de homens e mulheres. A carência continua igual para requerer qualquer benefício previdenciário. No entanto houve mudanças radicais na forma de requerimento dos benefícios que passaram ser todos online e na metodologia de comprovação da condição de segurado especial rural. A circular 46 de 13 de setembro deste ano orienta passo a passo como o INSS vai averiguar a condição de segurado especial rural. Passou ser mais rígido e isso tem nos preocupado.

 Vale Mais Notícias: O QUE O SINDICATO TEM FEITO PARA ENFRENTAR ESTE MOMENTO?

ELIOMAR: Temos realizados reuniões frequentes nas comunidades, explicando, orientando. Nosso objetivo e diminuir o impacto que estas medidas do governo federal causarão a nossa população.

Vale Mais Notícias: QUAL O DIAGNÓSTICO QUE VOCÊ FAZ DA POPULAÇÃO RURAL DE UBAÍRA?

 ELIOMAR: Talvez vivemos nosso pior momento. A população rural vive um verdadeiro Drama. Sem estradas o pequeno produtor rural está desencorajado a trabalhar, as pessoas mim procuram e dizem que não tem a menor condição de residir na Zona Rural. A problemática da distribuição de água já afeta grande parte de nossa população rurícola. Está muito difícil tenho vivenciado isso todos os dias, para completar o governo Federal parece querer acabar com o acesso deste povo ao benefício previdenciário.

Vale Mais Notícias: NO MUNICÍPIO EXISTE SECRETARIA DE AGRICULTURA?

ELIOMAR: Existe. Temos bons profissionais na pasta. No entanto a agricultura ainda não entrou em pauta de governo, ou seja, continuamos um papel em barco que precisa ser rabiscado. Falta recursos para o segmento. Se falta recurso é porque não foi priorizado no orçamento público. Os serviços prestados à população rural tem se limitado a aração de terra. Na verdade quando eu era vereador defendi por várias vezes o fim desta secretaria. Só precisamos na verdade de um departamento de agricultura, uma moça para atender ao público e dois peões para revirar o município. Dois peões que entenda como alavancar a produtividade rural.

Vale Mais Notícias: O QUE O SINDICATO TEM FEITO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE RURAL NO MUNICÍPIO?

ELIOMAR: Muito pouco. Na verdade, tínhamos aqui um grande problema para ser resolvido que era acabarmos com a burocracia que humilhava e torturava a família rural. Hoje eu ando pelo município de cabeça erguida, olho nos olhos das pessoas e elas não tem mais medo de andar na cidade de cabeça em pé. Sem medo. Acabamos com aquela opressão, democratizamos o acesso do povo aos serviços públicos. Mas agora estamos ampliando nossos serviços. Fui a Salvador e conseguir com o deputado Jurandy Oliveira 50 mil alevinos e já vamos distribuir os criadores. Quero deixar claro, se tem alguém aqui em Ubaíra que acredita no potencial da agricultura, que acredita no homem do campo e em sua força de trabalho, sou eu.

Vale Mais Notícias: O SENHOR ALÉM DE PRESIDENTE DO SINDICATO ERA VEREADOR, COMO ESTA HOJE SUA SITUAÇÃO POLÍTICA?

ELIOMAR: Estou fora do mandato desde 18 de março deste ano. Mas, fui escolhido em pesquisa este mês como o melhor vereador do ano, mesmo fora do mandato. Isso é curioso, tem significado. Meus amigos do antigo palanque pensaram que eu estava liquidado da política, mas o povo está dizendo que não.

O Prof. Eliomar é coordenador dos sindicatos de pequenos produtores rurais de Ubaíra e Jiquiriçá.

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share