O tenente coronel Matias, comandante do 16º grupamento do Corpo de Bombeiros informou que queimadas na região tem sido corriqueiras e causadas por diferentes fatores. Segundo o comandante a situação ‘está fora de controle’. “Diariamente estamos recebendo cinco, seis chamadas, não só em Santo Antônio de Jesus, mas em Amargosa, Varzedo, Muniz. Nos preocupa porque a queimada é a destruição do meio ambiente.”
De acordo com o tenente, o descarte inadequado pontas de cigarros e materiais de alumínio, associados às altas temperaturas, é uma das causas dessas queimadas. Conforme o relato do coronel Mathias, fica evidente que se faz necessário que a população de Santo Antônio de Jesus e das demais cidades citadas devem estar atentas para evitar que essas queimadas aconteçam.
Evitar o descarte impróprio de pontas de cigarros e de materiais de alumínio, bem como não praticar queimadas de materiais ou de áreas para a plantação são medidas importantes na prevenção das queimadas, que são nocivas à natureza e às pessoas. O tenente também falou ainda sobre a logística para o Carnaval. “Vinte homens serão encaminhados para o Carnaval em Salvador”, informou. (Blog do Valente)