Nesta terça-feira, 29 de maio, a cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, comemorou seus 138 anos de Emancipação Política. A data foi comemorada com um ato Cívico e Ecumênico realizado em frente à Prefeitura Municipal. O desfile cívico e os shows artísticos foram cancelados por conta do movimento de paralisação nacional dos caminhoneiros.
Às 6 horas da manhã houve uma Alvorada anunciando o dia festivo, às 7h30 líderes políticos, militares, religiosos e demais autoridades participaram da cerimônia de Hasteamento da Bandeira na Prefeitura Municipal, que contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Após a apresentação às tropas militares, o Prefeito Rogério Andrade fez um breve discurso ressaltando a importância e o protagonismo de Santo Antônio de Jesus.
“Nossa cidade se destaca pelo seu povo que, tão bravamente, batalha de sol a sol em busca do desenvolvimento e do progresso. Com muito trabalho e seriedade, Santo Antônio de Jesus, cada vez mais, assume o seu papel de Capital do Recôncavo”, declarou o prefeito.
Em seguida o Ato Ecumênico levou uma mensagem de paz, fé e prosperidade a todos os presentes. O momento foi conduzido pelo Pastor Francisco Souza, representando as religiões protestantes; Mãe Nilza de Oxum, representando as religiões de matriz africana; e Padre Wilson Vitória, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Cajueiro, representando a comunidade católica.
Em sua fala, Padre Wilson criticou a ação dos policiais rodoviários federais que teriam usado a força, na noite de segunda-feira (28), para dispersar os caminhoneiros que estavam na BR-101, próximo ao Posto 101. Em entrevista ao radialista Humberto Carlos, Padre Wilson falou sobre a importância da celebração do aniversário da cidade.
“É um momento em que toda sociedade se une para celebrar e louvar a Deus por essa caminhada. Rogamos para que cada um de nós possa se unir para que seus moradores possam viver na paz, em busca da harmonia e uns se comprometerem mais com o outro para termos uma vida digna. Parabéns para Santo Antônio e para cada um de nós”, disse o padre.
O encerramento do evento teve ainda uma homenagem especial da Fanfarra Municipal Escola Hercília Tinoco Andrade (FAMEHTA) e a execução do Hino de Santo Antônio de Jesus.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM/PMSAJ