950 homens das Forças Armadas chegam à Rocinha

O presidente Michel Temer autorizou o envio de 950 homens das Forças Armadas para participar da operação na favela da Rocinha, que registrou confrontos e ataques nesta sexta-feira (22). O contingente já chegou na comunidade.  O reforço terá a função de fazer um cerco na favela para liberar os destacamentos da Polícia Militar a subirem na comunidade.

Foto: Reprodução/ Globo

Na entrevista à imprensa, o ministro havia dito que seriam 700 homens, mas a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa afirmou posteriormente que o número real é de 950. De acordo com o ministro, há um contingente de 10 mil homens disponíveis no Rio de Janeiro, que poderão ser acionados caso o governo estadual faça uma nova solicitação à administração federal.

O envio de um reforço foi solicitado nesta sexta-feira (22), pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Além da Rocinha, houve relatos de tiroteios no Dona Marta, na zona sul, e no Complexo do Alemão, na zona norte. Questionado se o anúncio foi tardio, o ministro disse que as Forças Armadas não substituem a Polícia Militar, que fazem a segurança pública e têm informações operacionais.

O mesmo, também reconheceu que o problema no Rio de Janeiro é estrutural, mas que, neste momento, é necessário combater o quadro considerado urgente. Ele também voltou a defender a necessidade de aprovação de um projeto de lei para que visitas de advogados e familiares a chefes de facções criminosas, nos presídios brasileiros, sejam monitoradas e gravadas. Segundo ele, contudo, a iniciativa tem enfrentado resistência de advogados criminalistas no país.

 

Editado por Tribuna do Recôncavo/ Informações: Noticias ao Minuto

Total
0
Shares
Outras
Total
0
Share